21/09: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

21 setembro, 2020

A Universidade Vale do Rio Doce está engajada na causa da pessoa com deficiência há mais de duas décadas por meio das ações de extensão realizadas pelo Paope (Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial). Implantado em 1995, funciona como uma prestação de serviço à comunidade e como prática profissional para os alunos da Odontologia e de outros cursos da universidade. O serviço é o único atendimento a pacientes com deficiência em toda a região.

Para se cadastrar no Paope, o paciente passa por uma avaliação socioeconômica feita pela assistente social, que traça o perfil da família e já identifica as demandas. O atendimento é multidisciplinar, portanto, além do atendimento da Odontologia, os pacientes também são atendidos por alunos e professores da Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

Depois de ficar fechado por cinco meses devido a pandemia de Covid-19, o Paope retomou o atendimento no mês de agosto para aqueles que já eram pacientes. As consultas estão sendo agendadas com uma hora de intervalo para ter tempo suficiente para higienização dos ambientes e também para evitar aglomerações na sala de espera. Pacientes com comorbidades ou que integrem o grupo de risco não estão sendo agendados. Novos casos não estão sendo recebidos até que os pacientes que já estavam em tratamento antes da pandemia concluam os procedimentos.

A Univale, como universidade comunitária, se empenha em cuidar da população de Governador Valadares e região, especialmente com prestação de serviços na área da saúde.

Atendimento odontológico e interdisciplinar à pessoa com deficiência

Agendamento: (33) 3279-5971

Endereço: Rua Israel Pinheiro, 2000, bairro Universitário