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um homem e uma mulher com um computador

15 de março, Dia do Consumidor: pesquisa indica preferência e aumento de vendas online em 2023

13 março, 2023

O custo do frete e a data da entrega são apontados como fatores decisivos para o comprador

Não é de hoje que a facilidade das compras online vem conquistando cada vez mais consumidores. E, seguindo um ritmo crescente do segmento, para este ano espera-se a continuidade do sucesso e espaço do e-commerce no dia a dia das mais diversas populações. Uma dessas estimativas para 2023 é apontada pela pesquisa da Opinion Box:

Comportamento dos consumidores nas compras online

  • 55% dos consumidores entrevistados afirmaram que a frequência com que compram na internet aumentará nos próximos 12 meses.

Outro dado relevante sobre o comportamento do consumidor que prefere comprar pelos cliques é o local de busca dos produtos: 

  • 66% pesquisam no Instagram antes da compra, 51% no YouTube, 36% no Facebook e 11% no TikTok;
  • 67% já compraram por meio de anúncios nas mídias sociais;
  • 41% já compraram produtos indicados por influenciadores digitais;

Direitos e cuidados nas compras pela a web

Mas além das pesquisas sobre o produto desejado, diante desse cenário, em que as compras online já são tão corriqueiras na rotina, há cuidados relevantes a serem praticados e direitos que precisam ser de conhecimento do cliente virtual, como alerta o advogado e professor do curso de Direito da Univale, Douglas Coutinho:

"Um dos direitos mais importantes de quem compra pela internet é o que está no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. Lá fala do direito de arrependimento, onde a pessoa tem até sete dias para devolver o item adquirido. Então, qualquer problema que o produto apresente, como chegar mal embalado, quebrado ou outra coisa, e o cliente não quiser fazer a troca, o direito de arrependimento pode ser exercido. Lembrando que esse poder é apenas para compras online”, explica o especialista.

um homem branco de terno, sorrindo, sentado em uma cadeira
Douglas Coutinho, advogado especialista em Direito do Consumidor e professor de Direito na Univale

Na prática, algumas situações podem influenciar eventuais dores de cabeça para o comprador - entre esses fatores: a pressa, o costume de fazer compras online, os dados que muitas vezes já estão salvos no site, e outros. Por isso, o advogado indica alguns pontos que devem ser considerados antes de efetuar a compra:

  • Desconfiar de preços muito abaixo do mercado; 
  • Ler as recomendações e avaliações do produto;
  • Observar os prazos de entrega;
  • Conferir as especificações do item;
  • Atenção nas formas de pagamentos;
  • Fazer compras por site já conhecidos.

Em casos de dificuldades em solucionar qualquer tipo de problema com compras online, o consumidor pode acionar o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), assim como em compras feitas de forma presencial.

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