qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
PortugueseSpanishEnglish
Menu
Dia do fonoaudiólogo: 10 cuidados que você precisa ter para manter a saúde vocal

10 cuidados que você precisa ter para manter a saúde vocal

09 dezembro, 2021

Cuidados básicos são importantes não só para quem usa a voz como instrumento de trabalho;

A voz é um importante instrumento de comunicação. Ela ajuda as pessoas a se expressarem melhor, tanto nas reações de momento, quanto na expressão da personalidade. Por isso a saúde vocal é tão importante. Hoje (9), no Dia do Fonoaudiólogo, vamos listar alguns cuidados que devemos ter com a voz.

Antes de tudo, se você está enfrentando problemas com a voz, como dores, inflamação, rouquidão, ou outros sintomas, é importante que busque ajuda profissional. O fonoaudiólogo é o profissional responsável pela voz e poderá  encaminhar você para o tratamento de alguma patologia ou fazer um acompanhamento para a mudança para hábitos de cuidado mais saudáveis.

Confira 10 cuidados de saúde vocal para manter uma boa voz

1. Beba água!

Parece besteira de tão simples, mas manter as cordas vocais hidratadas é uma das melhores dicas para manter a saúde vocal. Durante a fala, beba pequenos goles de água em temperatura ambiente e sinta a diferença na qualidade de sua voz.

2. Evite fumar e consumir outras drogas

Não é novidade que o hábito de fumar e consumir outras drogas é nocivo para a saúde. Quando alguém faz referência à famosa “voz de fumante” já vem aquela voz rouca na sua cabeça, não é? Isso acontece porque essas substâncias irritam a mucosa das pregas vocais, podendo causar até patologias mais graves como o câncer de laringe ou boca.

3. Evite falar por muito tempo

É importante fazer repouso vocal após longos períodos usando a voz. Essas pausas evitam que ocorra um estresse das cordas vocais, e, consequentemente, aquele incômodo que fica após falar sem intervalos.

4. Faça aquecimento vocal

Mas e se o uso da voz por um período maior é inevitável? Aí não tem jeito mesmo. Mas fazer uma preparação dos músculos para a produção da voz pode reduzir danos. Além disso, o aquecimento vocal deve ser rotina, pois além de ser um hábito saudável para a voz, ajuda a articular a fala melhor.

5. Faça desaquecimento vocal

Como qualquer outro exercício que exige esforço muscular, o desaquecimento para os músculos vocais também é muito importante. Relaxar os músculos após longos períodos de utilização da voz é importante para evitar dores e manter uma melhor qualidade vocal.

6. Evite pigarros

Ao contrário do que se criou no imaginário popular, pigarros são nocivos para a voz e devem ser evitados, pois o atrito causado por eles irrita as cordas vocais. Procure substituir pigarros por uma aguinha, sua voz e todo o seu corpo hidratado vão agradecer.

7. Inclua maçã em sua dieta

Eu sei que parece engraçado, mas a maçã tem propriedades adstringentes, ou seja, ela limpa o trato vocal. Além disso, a própria mastigação desta fruta exercita a musculatura responsável pela a articulação das palavras, melhorando a fala.

8. Evite falar em locais muito ruidosos

É muito difícil manter o volume da voz quando há sons externos muito altos, a tendência é sempre tentar competir com o som. O grito é muito danoso às cordas vocais.

9. Evite falar durante crises alérgicas ou gripais

Durante essas crises a gente só quer ficar quietinho, não é? Confie no seu corpo e repouse suas cordas vocais, pois é prejudicial forçar a voz nesses momentos.

10. Evite pastilhas e balas para a garganta

Quem nunca teve uma inflamação na garganta e comprou uma pastilha para aliviar a dor que atire a primeira pedra! Mas não é recomendável, o efeito anestesiante dessas pastilhas diminui a dor que está ali para alertar você de que algo não está certo e de que  deve repousar a voz. Forçar a voz não é saudável.

Gostou das nossas dicas? Você pode aprender muito mais no nosso curso de Fonoaudiologia. Já pensou em trabalhar cuidando daquela cantora ou cantor que você ama?! Essa é a sua chance!

Você também pode se interessar por:

selo abmes de responsabilidade socialUnivale
Univale
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down Skip to content