Área Restrita:
PORTAL DO ALUNO
PORTAL DO PROFESSOR
Telefone Geral:
(33) 3279-5500
Núcleo de Cultura
“Não é possível conhecer um país sem conhecer e compreender sua arte”.
Ana Mae Barbosa, pioneira da Arte Educação no Brasil


O Núcleo de Cultura da Univale foi criado em 2002, inicialmente vinculado à Faculdade de Artes e Comunicação, posteriormente à Assessoria de Extensão e atualmente é órgão suplementar da Reitoria, com a finalidade de produzir, organizar, promover e incentivar as atividades artísticas e socioculturais através das diferentes formas de linguagem, visando à humanização dos espaços acadêmicos e externos.

Visando cumprir os fins a que se destina, em agosto de 2007, o Setor foi reestruturado, contando hoje com uma Galeria de Arte nos moldes dos grandes centros urbanos e academias de ensino, um espaço para consulta ao acervo de livros, catálogos e o Centro de Tradições, espaço destinado à mostra e à venda de artesanato e arte popular. Através de projetos de Lei de Incentivo à Cultura, está sendo reestruturado o Centro Cultural Dr. Hermírio Gomes da Silva, que será transformado em Centro Cultural Univale, um espaço com 850 lugares para apresentações teatrais e musicais além de um foyer e uma galeria de arte.

A sua estrutura organizacional é compreendida por uma coordenação e pelos setores: Artes Visuais, Folclore, Teatro, Dança, Música e Literatura. Conta com o suporte de um assistente administrativo e um técnico em manutenção, o que tem contribuído para a ampliação de suas atividades, podendo receber e orientar estagiários na área de turismo e design gráfico. E ainda um produtor cultural, responsável pela elaboração de projetos e captação de recursos junto às iniciativas pública e privada.

O acervo do Núcleo de Cultura conta atualmente com cerca de 800 livros e catálogos, além de CDs de MPB e DVDs sobre arte e cultura, que atende constantemente alunos, professores e funcionários.

Visando difundir as atividades na área artístico e sociocultural realizadas pelo Núcleo de Cultura, o setor lançou a campanha “Arte e Cultura na Univale”. O objetivo é criar um “despertamento” para a importância de tais atividades na formação da comunidade acadêmica e externa como um patrimônio cultural que é coletivo, cumprindo com o compromisso da Instituição, com a produção, a valorização e difusão do conhecimento, nessa relação entre arte, cultura e sociedade.

As atividades deverão, portanto, estabelecer contato com todos os setores, cursos, alunos, professores, funcionários estendendo essa rede à comunidade externa de uma forma dinâmica, multi e transdisciplinar. Cada atividade fará parte de um projeto específico, que , posteriormente, será transformado num programa educativo na TV Univale. ---
Campus Armando Vieira
Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 - Bairro Vila Bretas - CEP: 35030-260
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho
Rua Israel Pinheiro, 2000 - Bairro Universitário - CEP: 35020-220
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5500

®Copyright 2017 Universidade Vale do Rio Doce - Univale