Área Restrita:
Telefone Geral:
Institucional FPF

Histórico da Fundação Percival Farquhar

A Fundação Percival Farquhar (FPF), entidade civil sem fins lucrativos, foi criada no dia 7 de junho de 1967, por iniciativa de um grupo de cidadãos, ao todo, 159 (cento e cinquenta e nove) instituidores, entre pessoas físicas e jurídicas. Pioneira no ensino superior de Governador Valadares, a FPF criou a primeira instituição de ensino e pesquisa, o Minas Instituto de Tecnologia (MIT), seguida da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), da Faculdade de Odontologia (FOG) e da Escola Técnica do Instituto de Tecnologia (ETEIT).

Gradualmente, novos cursos e faculdades foram criados e, em 1992, o complexo educacional mantido pela FPF transformou-se na Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE. Atualmente a FPF é mantenedora da UNIVALE, da ETEIT, escola profissionalizante de nível técnico e da TV UNIVALE, um canal educativo e de interlocução com a comunidade.

A FPF também oferta o Programa de Bolsas para Demanda Individual (BDI) para atendimento aos alunos de baixa renda, bem como participa do Programa Universidade para Todos (PROUNI) e do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Acrescente-se ainda uma rede de cerca de 40 (quarenta) serviços, atividades para apoio ao processo ensino aprendizagem, além de contratar, anualmente, o seguro de acidentes pessoais para todos os alunos, com cobertura de 24 horas, em todo o território nacional e internacional.

A FPF/UNIVALE desempenha um importante papel na manutenção e preservação dos valores sociais e culturais do município de Governador Valadares e Região, por meio dos cursos ofertados, da pesquisa e extensão que certamente colaboram para o desenvolvimento econômico e social.

FPF e a UNIVALE

Criada e mantida pela Fundação Percival Farquhar a UNIVALE, possui uma densa estrutura acadêmica. Mantém mais de 20 cursos de graduação, cursos de extensão em diversas áreas do conhecimento, cursos de pós-graduação Lato Sensu e um Curso de pós-graduação Stricto Sensu na área interdisciplinar.

Possui diversas Clínicas Odontológicas que atendem a comunidade por meio de programas de atenção específica a idosos, gestantes e bebês. É considerada referência nacional em atendimento a pacientes especiais; conta com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, no Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial (PAOPE).

Possui um Ambulatório de Lesões, também, unidade de referência para toda a região oferecendo atendimento à comunidade no diagnóstico, acompanhamento, tratamento e prevenção de feridas. Conta ainda com dois laboratórios de Anatomia Humana equipados com peças anatômicas, além do Laboratório de Microbiologia, Parasitologia e de Imunologia, que dão suporte a vários cursos da área da saúde e ciências humanas.

A UNIVALE tem ainda como diferencial, uma completa estrutura para a prática de esportes denominada Centro Esportivo da UNIVALE (CEU). Possui auditórios no Edifício Pioneiros, com ambientes multimídia, que são climatizados e confortáveis para a realização de eventos acadêmicos. O Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, com capacidade para cerca de 800 pessoas, abriga grandes eventos e atividades culturais. O Centro de Feiras e Eventos Vicente Guabiroba (UNICENTRO), onde são realizados grandes eventos como a Mostra Empresarial do Leste Mineiro - (Expoleste). O Centro de Fisioterapia, com uma moderna estrutura, atendendo pacientes da comunidade.

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) realiza atendimentos de baixo custo a adultos, crianças e famílias, além de orientação vocacional, psicologia escolar e jurídica. O Escritório de Assistência Judiciária (EAJ), os núcleos do Juizado de Conciliação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUS) são espaços em que a comunidade encontra apoio e esclarecimento para conduzir questões legais, dentre outros.

Por meio de tudo isso, a Fundação Percival Farquhar traz a tradição de mais de 48 (quarenta e oito) anos de atuação no ensino superior, refletindo a qualidade do ensino ofertado na ocupação, pelos egressos, de importantes postos de trabalho com uma atuação profissional e cidadã relevante e reconhecida tanto na região em que se insere como em todo o país.

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 - Bairro Vila Bretas - CEP: 35030-260
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5200