O Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale surgiu no ano de 2003, a partir da iniciativa de professores pesquisadores e estudantes interessados em construir um espaço para o diálogo e a socialização da produção acadêmica e científica empreendida na universidade e/ou por seus atores em parcerias com outras instituições. O entendimento de que a pesquisa é indispensável para a formação acadêmica e para o fomento de processos de desenvolvimento das ciências se fez presente em todas as edições do evento, por meio do debate sobre pesquisas em programas de pós-graduação Stricto Sensu; migrações; água; saúde; realidade dos Vales mineiros; território, direitos e diversidade; meio ambiente e território, entre outros.

Em 2017, o Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale chega a sua 15ª edição. A realização ininterrupta do evento, o aumento exponencial de participantes ao longo dos anos, incluindo inscritos de outras Instituições de Ensino Superior (IES) de Governador Valadares e região, Minas Gerais e Espírito Santo, e também do exterior, é uma prova da qualidade e do reconhecimento da Univale como universidade e do seu compromisso com o desenvolvimento da região onde está inserida.

Assim, o 15º Simpósio de Pesquisa e Iniciação demarca a consolidação do fomento dado à pesquisa pela UNIVALE e do espaço para divulgação das produções acadêmicas, com uma edição especial. Para tanto, buscará reunir professores, ex-professores, alunos, egressos e parceiros que contribuíram para o sucesso das edições anteriores do evento e, consequentemente, com o movimento da produção acadêmica e cientifica na universidade nos últimos anos, tomando o contexto local como objeto de estudo e transformação, para um encontro de diálogos e reflexões sobre os resultados dos projetos concluídos nos últimos quinze anos e de projetos em desenvolvimento. Além disso, o estabelecimento ou retomada de parcerias e a criação de novas propostas de trabalho são outras pretensões desse evento.

Prof.ª Dra. Eunice Maria Nazarethe Nonato
Assessora de Pesquisa e Pós-Graduação