Área Restrita:
PORTAL DO ALUNO
PORTAL DO PROFESSOR
Telefone Geral:
(33) 3279-5500
Programação do Seminário: 20 anos do ECA: o que mais precisa para efetivá-lo?
01/07/2010 - 12h00
Programação do Seminário: 20 anos do ECA: o que mais precisa para efetivá-lo?
Data
Horário
Programação
25/08/10 18h as 18h30 Credenciamento
18h30 as 19hs Abertura
19h as 19h30 Apresentação cultural: Grupo Conversos.
19h30 as 20h30 Palestra: 20 anos do ECA: o que mais precisa para efetivá-lo?
Palestrante: Dr. Wanderlino Nogueira - Procurador de Justiça (aposentado) – Ministério Público da Bahia
20h30 Debate
21h30 Encerramento
26/08/10 08h Mesa - EIXO 01: O direito à vida sob a perspectiva da dignidade humana: vulnerabilidades da concepção à fase adulta.
08h as 08h30 Apresentação Cultural  - Superando a vulnerabilidade através da música.
08h30 as 9h Grandes grupos de causas de mortalidade infantil
Palestrante: Vera Lúcia Altoé -  coordenadora nacional da Pastoral da Criança. Educadora formada em pedagogia e estudou teologia e espiritualidade. Pós-graduada em alfabetização e em ensino religioso. Atua na Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres.
09h as 9h30 Morbimortalidade por causas externas
Palestrante: Rita Cristina de Souza Santos - Psicóloga (UFRJ), Especialista em Psicologia Jurídica ( UERJ), Mestre em Educação (PUC-RIO), Doutora em Saúde Coletiva(IMS/UERJ). Profa. Adjunta  da UNIVALE - FHS - Programa de Mestrado em Gestão Integrada do Território
09h30 as 10h Intervalo e apresentação cultural  – Jovens artistas locais.
10h às 10h30 Tráfico de Drogas e  Dependência Química
Palestrante: Jeferson Botelho Pereira. Delegado Regional de Governador Valadares/MG. Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, Buenos Aires, Argentina. 
10:30 as 11:30 - Debate: Mediador: Dr. Gustavo Rodrigues Leite – Promotor de Justiça
  10h30 as 11h30 Debate: Mediador: Dr. Gustavo Rodrigues Leite – Promotor de Justiça
26/08/10 Mesa -  EIXO 02: Convivência familiar e Comunitária: legislação e políticas públicas
14h as 14h30 Apresentação Cultural  - Chá com Poesia
14h30 às 15h10  As alterações do ECA propiciadas pela Lei nº 12.010/2009
Palestrante: Sasha Alves do Amaral Promotor de Justiça do Rio Grande do Norte e Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público do Rio Grande do Norte
15h10 as 15h40 Intervalo e Apresentação Cultural  – Jovens artistas locais.
15h40 às 16h20 A família contemporânea e as necessidades de proteção e promoção.
Palestrante: Anália dos Santos Assistente Social – Servidora do Ministério Público do RJ.
16h20 as 17h20 Debate - Mediadora:  Dra. Andréa Mismoto Carelli - Coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude do Estado de Minas Gerais - Ministério da Justiça de Minas Gerais
27/08/10 OFICINAS - EIXO 03: Políticas Públicas e a garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes
08h as 09h40
  • A premência de a escola integrar a rede de proteção

    Facilitadoras: Sâmara Nick -
    Psicóloga – Pedagoga, Sociopsicomotricista Ramain- Thiers, Coordenadora Diocesana Pastoral do Menor / Governador Valadares e  Andréa Costa Gualberto Alves – Pedagoga (ICMG), Orientadora Acadêmica pela UFMT. Pedagoga (analista) da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude - Macrorregião do Rio Doce – MPMG.


  • Medidas sócio-educativas: o que falta para efetivar o ECA?
    Facilitadora: Zenilda Eller de Alencar MirandaGraduada em Serviço Social pela UNIVALE. Especialista em Políticas Públicas / Caratinga. Diretora de Atendimento  do Centro Socioeducativo São Francisco de Assis.


  • Como efetivar o ECA frente às desigualdades sociais e  econômicas da população brasileira?Facilitadora: Dra. Rita Cristina de Souza Santos - Psicóloga (UFRJ), Especialista em Psicologia Jurídica ( UERJ), Mestre em Educação (PUC-RIO), Doutora em Saúde Coletiva(IMS/UERJ). Profa. Adjunta  da UNIVALE - FHS - Pragrama de Mestrado em Gestão Integrada do Território.

  • A relação da criança e do adolescente  com o mundo do trabalho
    Facilitador(a): Elvira Mirian Veloso de Mello Consendey – Psicóloga (PUC/MG), Especialista em Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais em áreas urbanas (UFMG), lotada na Superintendência Regional do Trabalho Emprego/MG atua em ações de combate ao trabalho infantil e adequação do trabalho de adolescentes. Coordenadora do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente – FECTIPA.

  • Esporte, Cultura e Lazer: o que falta para efetivar o ECA?

    Facilitadora: Edileila Maria Leite Portes
    - Graduação em Artes, com habilitação em desenho pela UFMG. Especialista em Folclore e Cultura Popular, Mestranda em Gestão Integrada do Território e Membro Efetivo Pesquisador da Comissão Mineira de Folclore. Professora e coordenadora do Núcleo de Cultura da  UNIVALE.


  • Controle social: o que falta para efetivar o ECA?
    Facilitador: Dr. Wanderlino Nogueira - Procurador de Justiça (aposentado) –  Ministério Público da Bahia

  • O Protagonismo Juvenil e a efetivação do ECA.

    Facilitadora: Larissa Sousa Campos -
    Engenheira de Produção (UFV). Com enfoque acadêmico em Gerenciamento de Projetos Sociais, Solidários e Populares. Obteve formação complementar através da participação em entidades representativas e Conselhos. Foi Diretora de Movimentos Sociais da União Nacional dos estudantes.


  • Saúde: o que falta para efetivar o ECA?

    Facilitadores: Alex Vilela Oliveira -
    Mestre em Psicologia (processos de subjetivação) PUC-MG. Pós-graduação Latu Sensu em Psicologia Clínica(fenomenológico-existencial) PUC-MG. Graduado e licenciado em Psicologia pela UFSJ. Psicólogo(analista) da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude - Macrorregião do Rio Doce - MPMG e  Dr. Luciano Moreira de Oliveira – Promotor de Justiça de MG, Pós graduado em direito sanitário.
 8h às 10h10
Apresentação cultural  – Grafite é arte.
10h10 as 11h30 Apresentação de Teses e experiências – Auditório Hermírio Gomes.
DEBATE INTERDISCIPLINAR - EIXO 04: A percepção da sociedade em relação ao ECA e as contribuições da mídia: avanços ou conservadorismo?
14h as 14h30 Abertura e  Exibição de matéria  pela TV Univale
14h30 as 15h30 Considerações dos debatedores
15h30 as 15h50 Intervalo
15h50 as 16h50

Debate

Debatedores:

Alberto Cláudio Cirino de Souza: Graduado em Administração (UMESP), mestrado em educação (UNIMESP), experiência de mais de 20 anos como educador social na área da infância e adolescência.

Dileymárcio De CarvalhoJornalista e Publicitário,  Mestrando em Gestão Integrada do Território,  Especialista em Educação,  MBA em Gestão de Projetos, - Professor do curso de Jornalismo da Univale, Diretor da TV Univale.

Cristina Caetano – Socióloga(UNIVALE), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Professora da Univale,  Pesquisadora da área de Violência e Criminalidade.

Daniel Carvalho – Formado  em Comunicação Social (Univale). Atua na Coordenadoria Municipal Especial de Juventude. Membro  da "Comissão Provisória do Conselho Municipal de Juventude" e da "Comissão de Construção do Plano Municipal de Juventude", coordena o Orçamento Participativo Jovem.

Adriano Guerra - Jornalista,( PUC Minas) é um dos fundadores da ONG  Oficina de Imagens - Comunicação e Educação onde atua como Secretário Executivo. Membro do Grupo Impulsor do Movimento Nossa BH, líder da agência da Rede  ANDI Brasil em Minas Gerais e coordenador executivo do projeto "Novas Alianças - Orçamento, Legislativo e Comunicação: eixos estratégicos para incidência nas políticas públicas". 

Mediador:  Alpeniano Silva Filho (Tim Filho)  -  Jornalista e professor universitário, Mestrando em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA/Belo Horizonte. Diretor de Criação e Mídia na Secretaria Municipal de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares e diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

16h50 as 17h30

Apresentação Cultural – Mandando um som HIP-HOP

  Encerramento

Mais informações pelo telefone:  (33) 3279-5564.
Campus Armando Vieira
Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 - Bairro Vila Bretas - CEP: 35030-260
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho
Rua Israel Pinheiro, 2000 - Bairro Universitário - CEP: 35020-220
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5500

®Copyright 2018 Universidade Vale do Rio Doce - Univale.