Área Restrita:
UHE Baguari recebe visita da Univale
11/03/2010 - 14h52
UHE Baguari recebe visita da Univale
Representantes da Univale e Fundação Percival Farquhar fizeram dia 05 de março, uma visita orientada ao empreendimento UHE Baguari. Entre os presentes estavam a Magnífica Reitora da Univale, Profª. Ana Angélica Gonçalves Leão Coelho, Pró-Reitores acadêmico e administrativo, diretores de área, coordenadores de curso, assessores e professores da instituição. Também participaram o diretor executivo e membros do Conselho Diretor da FPF.

Localizada no Rio Doce, região Leste de Minas Gerias, a usina tem a capacidade de gerar 140MW, suficiente para abastecer uma cidade com 450 mil habitantes e integra o consórcio entre as empresas Neoenergia, Cemig e a Furnas.

Ao todo, a hidrelétrica tem 16 quilômetros quadrados que abrangem as cidades de Governador Valadares, Sobrália, Fernandes Tourinho, Alpercata, Periquito e Iapu. Todas essas cidades estão sendo influenciadas positivamente pela construção da usina. No total, 3.900 empregos diretos e indiretos foram gerados com as obras, estimulando a economia da região juntamente com os R$ 3,1 milhões de impostos vindo do pagamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

Com relação ao meio ambiente, o impacto foi pequeno graças à tecnologia fio d'água, feita por turbinas do tipo bulbo. Essa tecnologia exige menor área alagada no rio para o funcionamento das máquinas, o que garantiu que a interferência no ambiente fosse branda. Além disso, foram criados 34 hectares de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e outros 170 hectares de corredores ecológicos.

A obra que teve início em 9 de maio de 2007 recebeu o investimento de R$ 516 milhões, dos quais 70% financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Apesar de já ter uma primeira máquina em funcionamento desde o dia 9 de setembro, a Usina Hidrelétrica de Baguari entra em funcionamento completo este mês.
Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 - Bairro Vila Bretas - CEP: 35030-260
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5200
Rua Israel Pinheiro, 2000 - Bairro Universitário - CEP: 35020-220
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5500

®Copyright 2019 Universidade Vale do Rio Doce - Univale.